Blog

Estão abertas as inscrições para a 8° Convenção Nacional de Doulas, que vai acontecer de 16 a 19 de maio de 2024 em Goiânia!

Estão abertas as inscrições para a 8° Convenção Nacional de Doulas

Estão abertas as inscrições para a 8° Convenção Nacional de Doulas “A Convenção Nacional da Doula (Conadoula) tem o objetivo de reunir doulas – trabalhadoras da saúde dedicadas a prestar suporte informativo, físico e emocional a gestantes e famílias durante a gravidez, parto e pós-parto – de todo o Brasil para o debate sobre a categoria e deliberação sobre questões éticas, formativas e políticas que envolvem a atuação das doulas, Leia mais…

O programa tem como uma de suas estratégias capacitar mulheres para atuar como Doulas Voluntárias

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo oferece Programa de Doulas Voluntárias

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo oferece Programa de Doulas Voluntárias A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo lançou em 2017, no Dia Nacional do Voluntário, o Programa de Doulas Voluntárias. A coordenação e organização desta iniciativa é uma parceria das Coordenações de Gestão de Pessoas e Atenção Básica por meio da Escola Municipal de Saúde, Programa Voluntários da Saúde e Área Técnica de Saúde da Mulher. Leia mais…

O hospital precisa se adequar também com essa forma de nascimento [parto normal], você precisa trabalhar voltada com o incentivo ao parto normal.

Gestante é obrigada à cesárea por falta de hospital que faça parto normal

Gestante é obrigada à cesárea por falta de hospital que faça parto normal Mulheres precisam ir até Capital porque hospital referência se “nega” a fazer outro procedimento Sem opção de parto normal, gestantes que não quiserem deixar a cidade para dar à luz são obrigadas a fazer cesariana em Sidrolândia, município a 71 quilômetros da Capital. Aquelas que desejam o procedimento de forma natural precisam se deslocar até a Campo Leia mais…

Sua missão é abordar de maneira específica a gestão da doença em grávidas e puérperas, com o objetivo de promover a saúde materno-fetal e prevenir complicações relacionadas à dengue.

“Manual de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Dengue durante a Gestação e Puerpério” é lançado pela FEBRASGO

“Manual de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Dengue durante a Gestação e Puerpério” é lançado pela FEBRASGO Na sexta-feira dia 01 de março, a Federação Brasileira de Ginecologia Obstetrícia (FEBRASGO), em colaboração com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), realizou o lançamento do “Manual de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Dengue na Gestação e no Puerpério”. O evento ocorreu no Auditório Carlyle Guerra da OPAS, em Leia mais…

A alteração tem como objetivo aprimorar o suporte às mulheres nos serviços de saúde, garantindo o direito de serem acompanhadas durante consultas, exames e procedimentos, tanto em instituições públicas quanto privadas.

Lei garante direito a acompanhante para mulheres em serviços de saúde

Lei garante direito a acompanhante para mulheres em serviços de saúde Agora é lei! Desde o dia 27 de novembro de 2023, o Presidente da República sancionou a Lei nº 14.737/2023, que promove modificações na Lei conhecida como a Lei Orgânica da Saúde. A alteração tem como objetivo aprimorar o suporte às mulheres nos serviços de saúde, garantindo o direito de serem acompanhadas durante consultas, exames e procedimentos, tanto em Leia mais…

A partir de agora, o trabalho das doulas possui regulamentação específica para atuação dentro dos hospitais da rede pública de saúde do Distrito Federal.

Portaria estabelece permissões e normas para atuação de Doulas

Portaria estabelece permissões e normas para atuação de Doulas A partir de agora, o trabalho das doulas possui regulamentação específica para atuação dentro dos hospitais da rede pública de saúde do Distrito Federal. Desde o último dia 11 de novembro, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Portaria nº 868, em que a Secretaria de Saúde do DF estabelece as permissões, vedações e dispositivos gerais para ampliar Leia mais…

A doula é uma profissional que oferece apoio emocional, físico e informativo à mulher durante o parto. Seu papel é fundamental para a humanização do parto, seja ele normal ou cesárea.

Qual é o papel da Doula no parto cesárea

Qual é o papel da Doula no parto cesárea? A doula é uma profissional que oferece apoio emocional, físico e informativo à mulher durante o parto. Seu papel é fundamental para a humanização do parto, seja ele normal ou cesárea. A OMS – Organização Mundial da Saúde declarou por muitos anos que uma taxa ideal de cesariana é de aproximadamente 10 a 15%, nesse caso ela estaria salvando vidas e não Leia mais…

O objetivo do plano de parto é personalizar o momento do parto, que deve ser muito especial para os pais, e mantê-los o mais informados possível acerca dos procedimentos que serão realizados.

Plano de Parto: tudo o que precisa saber

Plano de Parto: tudo o que precisa saber O plano de parto é um documento elaborado pela gestante que inclui as preferências da mulher em relação ao seu processo de parto, procedimentos médicos de rotina e cuidados com o recém-nascido.  O objetivo do plano de parto é personalizar o momento do parto, que deve ser muito especial para os pais, e mantê-los o mais informados possível acerca dos procedimentos que serão Leia mais…

Como parte de seu trabalho, as doulas levam consigo uma bolsa de serviço que contém os materiais necessários para atender às necessidades da mulher e de seu acompanhante.

O que a Doula precisa levar em sua bolsa

O que a Doula precisa levar em sua bolsa Um universo dentro da bolsa da Doula As doulas são profissionais que oferecem uma função de suma importância, elas dão apoio emocional e físico às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto. Elas estão presentes para atender às necessidades da mulher, proporcionando conforto, segurança e tranquilidade. Como parte de seu trabalho, as doulas levam consigo uma bolsa de serviço Leia mais…

Um projeto de lei pode ser apresentado por qualquer deputado ou senador, comissão da Câmara, do Senado ou do Congresso, pelo presidente da República, pelo procurador-geral da República, pelo Supremo Tribunal Federal, por tribunais superiores e cidadãos.

Saiba como funciona a tramitação de projetos de lei

Saiba como funciona a tramitação de projetos de lei Foi aprovado pelo Senado, o projeto de Lei 3946/21, que regulamenta a profissão das doulas, profissionais que oferecem apoio durante a gestação e no parto. O texto está agora em análise na Câmara dos Deputados. A aprovação desse projeto de lei foi um passo muito importante para as profissionais do ramo da doulagem, e estar antenada(o) nas atualizações do projeto é Leia mais…