Qual é o papel da Doula no parto cesárea

Publicado por Doula Brasil em

A doula é uma profissional que oferece apoio emocional, físico e informativo à mulher durante o parto. Seu papel é fundamental para a humanização do parto, seja ele normal ou cesárea.

Qual é o papel da Doula no parto cesárea?

A doula é uma profissional que oferece apoio emocional, físico e informativo à mulher durante o parto. Seu papel é fundamental para a humanização do parto, seja ele normal ou cesárea.

A doula é uma profissional que oferece apoio emocional, físico e informativo à mulher durante o parto. Seu papel é fundamental para a humanização do parto, seja ele normal ou cesárea.

A OMS – Organização Mundial da Saúde declarou por muitos anos que uma taxa ideal de cesariana é de aproximadamente 10 a 15%, nesse caso ela estaria salvando vidas e não causando danos.

Quando a cesariana necessária não é realizada em tempo oportuno, como em vários locais ao redor do mundo, a taxa de mortalidade materna é maior por causa da falta da cirurgia segura e imediata. Porém as cesarianas desnecessárias colocam as mulheres em risco e não permitem que os índices de morbimortalidade materna e neonatal cheguem a níveis ideais.

Pesquisas conduzidas sobre o trabalho das doulas ao longo dos anos continuam a demonstrar que a presença da doula reduz a probabilidade da mulher dar à luz por cesariana.

E quando uma cesariana é necessária, planejada ou não, uma doula pode ajudar a mulher antes, durante e depois do procedimento. Vamos dar uma olhada em como a doula pode apoiar uma família que recebeu o seu bebê por cesariana.

Planejamento pré-natal e apoio

A doula pode ajudar seus clientes a prepararem um plano de parto para uma cesariana planejada ou não planejada. A doula pode ajudar a respeitar algumas preferências que ajudem a família a ter um nascimento mais suave através de uma cesariana.

A doula de nascimento tem uma riqueza de conhecimentos sobre as opções que os pais podem querer discutir com seu médico se for necessária uma cesariana.

Presença que acalma durante o pré-operatório e no procedimento

Uma vez internada no hospital e aguardando cirurgia, a mulher pode estar nervosa, ansiosa e com medo. Procedimentos médicos e atrasos podem adicionar um estresse à situação, sendo assim, a doula pode fornecer ajuda imediata com distrações, técnicas calmantes e orientação sobre o relaxamento enquanto a família está preparada para a cirurgia. Entrar em uma cesariana preparada e confiante é um grande diferencial para a experiência.

Durante o procedimento, a doula pode tirar fotos e ajudar a família a permanecer presente e focada em receber seu bebê. A doula também pode ajudar a mãe e o bebê a fazer o contato pele a pele o mais rápido possível na sala de operações ou na recuperação.

Se necessário, ela pode ajudar a falar sobre os desejos da mulher para o momento, para que a equipe consiga prestar uma assistência personalizada.

A doula é uma profissional que oferece apoio emocional, físico e informativo à mulher durante o parto. Seu papel é fundamental para a humanização do parto, seja ele normal ou cesárea.
Permanecer com a mãe se o bebê for para a UTIN

Em uma situação onde o recém-nascido precisa ser levado para a unidade de terapia intensiva neonatal imediatamente após o nascimento, o parceiro ou acompanhante está livre para ir imediatamente com o bebê enquanto a doula permanece com a mãe.

A doula pode facilitar a comunicação entre os pais que podem estar em diferentes áreas do hospital (recuperação e UTIN) e pode ajudar a solicitar que a família esteja junto na UTIN o mais rápido possível após a recuperação.

Suporte imediato para lactação

A doula pode ajudar a iniciar a amamentação do recém-nascido assim que o bebê começar a mostrar sinais que está pronto. Sugestões de posições de apoio e ajuda com as primeiras pegas podem ajudar a tornar a alimentação confortável e positiva desde o início.

Se o bebê precisar ser levado para a UTIN, a doula pode ajudar na extração manual ou no bombeamento do leite, a fim de obter um suprimento de colostro que possa ser levado para o bebê o mais rápido possível.

Processar a experiência do parto

Durante a visita pós-parto, a doula pode ouvir a família enquanto eles processam a experiência do parto. Não é incomum que haja muitas emoções que surgem após uma cesárea, planejada ou não, especialmente se for de emergência.

Uma doula pode oferecer recursos como grupos de apoio, terapeutas, consultores de amamentação, fisioterapeutas, massoterapeutas, entre outros profissionais, que podem ajudar na recuperação emocional e física nos primeiros dias e semanas.

Quando uma cesárea é a maneira como um bebê chega ao mundo, a doula pode ser um membro crítico da equipe, apoiando a família no período pré-natal, antes, durante e imediatamente após o parto e depois na visita pós-parto.

Estudos mostram que a presença de uma doula durante a cesárea pode trazer diversos benefícios para a mulher, como:

  • Diminuição da ansiedade e do estresse: A presença da doula pode ajudar a mulher a se sentir mais relaxada e segura, o que pode reduzir os níveis de ansiedade e estresse.
  • Aumento da satisfação com o parto: As mulheres que recebem apoio de uma doula costumam se sentir mais satisfeitas com o seu parto, independentemente de ele ter sido normal ou cesárea.
  • Redução do uso de analgesia: A presença da doula pode ajudar a mulher a lidar com a dor do parto de forma mais natural, o que pode reduzir o uso de analgesia.

Se você está planejando uma cesárea, considere contratar uma doula. A presença dessa profissional pode tornar sua experiência de parto mais positiva e tranquila.

fonte: unimaterna.com.br

Se interessou pelo assunto?

Se profissionalize e/ou tenha o acompanhamento de uma consultora


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *