Apojadura: a descida do leite materno

Publicado por Doula Brasil em

Apojadura

Apojadura: a descida do leite materno

Sabemos que a amamentação é fundamental e cheia de benefícios, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Porém, não é um processo de fácil adaptação. É comum que cause desconforto, especialmente nos primeiros dias, que geram dor e ansiedade nas mães. Nesse sentido, uma ocorrência normal que pode acontecer nos primeiros momentos de amamentação é a apojadura.

Mais conhecido como a descida do leite, é um processo totalmente fisiológico em que ocorre o preparo da mama para o aleitamento. Em geral, a apojadura acontece entre o 3° e o 5° dia após o parto, podendo sofrer alterações – especialmente se a via de parto da mulher tenha sido por cesária.

● Como identificar a apojadura

A apojadura é uma ação hormonal, que tem por objetivo dilatar os alvéolos (onde é produzido o leite) e todas as estruturas da mama envolvidas com a lactação. Consequentemente, as mamas da mulher tendem a ficar inchadas, causando dor e desconforto – entretanto, se o bebê estiver amamentando de forma correta, a mãe sentirá certo alívio após a mamada.

Ilustração explicando a apojadura

Porém, não podemos confundir essa fase com outras intercorrências da amamentação, como o ingurgitamento mamário e a mastite (inflamação das glândulas mamárias). Nesses casos, é comum a presença de calafrios, febre, vermelhidão e dor excessiva no local – mesmo após as mamadas -, tornando-se necessário um atendimento de emergência.

● Colostro: primeiro alimento do bebê

Até o momento de ocorrência da apojadura, a forma primária de leite que sai das mamas é chamada de colostro. Este líquido amarelado e espesso é rico em nutrientes, anticorpos e outras composições orgânicas importantíssimas para a saúde do bebê, especialmente para seu sistema imunológico. Por este motivo, tornou-se popularmente conhecido como a “primeira vacina do bebê”.  

O colostro costuma sair em pequena quantidade, porém essencial para as primeiras alimentações do pequeno. E a saída desse líquido “de ouro” estimula a apojadura, pois quanto mais o bebê suga a mama da mãe, mais a produção de leite é estimulada.

Dessa forma, é importante que todas as mamães tenham uma experiência saudável e feliz durante o processo de amamentação. Por isso, a Doula Brasil forma excelentes profissionais, no curso de Consultoria em Amamentação, capazes de de auxiliar no aleitamento materno. Assim, visamos ajudar e apoiar todas as mulheres que estão passando por esse incrível momento.

Se interessou pelo assunto?

Se profissionalize e/ou tenha o acompanhamento de uma consultora


1 comentário

Ingurgitamento Mamário: saiba mais sobre o empedramento do leite - Cursos de Amamentação · 6 de janeiro de 2021 às 23:35

[…] mais comuns de acontecer na amamentação, caracterizado pela retenção e acúmulo de leite nas mamas. Nessa situação, o leite acumulado fica mais viscoso por conta de transformações […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *